DIA NACIONAL DO TRÂNSITO - Entenda a importância do sistema viário seguro na vida dos brasileiros


O Brasil é um país de grandes proporções, inclusive no que diz respeito ao trânsito.

Segundo o IBGE, hoje, são mais de 74 milhões de condutores habilitados, o equivalente à população de muitos países da Europa, por exemplo.


Mas, afinal, você sabe qual a importância do sistema viário seguro em nossas vidas, na prática, e como ele influencia, de alguma maneira, na geração de emprego e renda em nosso país?


Caminhões

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil tem mais de 1,1 milhão de veículos registrados para transporte de cargas em transportadoras e cooperativas. Já a Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que o número de caminhoneiros autônomos esteja hoje perto dos 470 mil.


Os caminhões são um dos principais responsáveis pelo abastecimento de quase tudo que encontramos nas prateleiras, tanto no atacado como, principalmente, no varejo.


Conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza, desde 1996, a Pesquisa anual de Comércio (PAC), o número de pessoal empregado em atividades comerciais cresceu mais de 30% nos últimos anos, um salto de 7,9 milhões para 12,2 milhões de pessoas. Deste total, 74,3% dos empregados estão no comércio varejista, 17% no comércio por atacado e os outros 8,7% no comércio de veículos, peças e motocicletas.


Uma das mais fortes greves de caminhoneiros no Brasil foi responsável, segundo a Uol, por uma taxa de desemprego de mais de 10,8% durante esse período, o equivalente a aproximadamente 11,2 milhões de empregos formais diretamente atingidos.



Motoristas de aplicativos

Você pode estar se perguntando o que, exatamente, os aplicativos de locomoção têm a ver com os empregos formais no Brasil. E aí está a resposta:


Ainda segundo o IBGE, em pesquisa realizada durante o ano de 2019, o varejo teve um aumento exponencial, de aproximadamente 11,7% comparado ao ano anterior, aquecido principalmente pelo aumento da facilidade que o brasileiro tem encontrado em se locomover - e com suas compras.


Antes limitados a pequenas quantidades (para que pudessem levar dentro do transporte público), agora o brasileiro tem maior flexibilidade para comprar o que precisar e transportar o que comprou com extremo conforto e a um preço bem razoável - bem menor que o valor dos táxis, por exemplo, anteriormente utilizados.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conseguiu registara, consequentemente, um aumento também considerável nas novas vagas de empregos formais.


Segundo a Uber, um dos mais famosos aplicativos de transporte do mundo, somente no Brasil, realizam mais de 3 milhões de corridas por dia.


Bem, acreditamos que um pouco desses números já são suficientes para que você entenda a importância do sistema viário eficaz e seguro em nosso país, e como ele impacta diretamente na geração de emprego e renda no Brasil.

E olha que nem mencionamos os números correspondentes aos agentes de trânsito, os operadores e comércios dependentes do turismo, transporte público - e toda a cadeia que dele se beneficia - e todos os demais setores que dependem, direta ou indiretamente, do trânsito (que são muitos).


O Dia Nacional do Trânsito foi criado não apenas para conscientizar a população sobre os prejuízos materiais decorrentes de um trânsito seguro, mas sim para conscientizar-nos sobre o nosso maior e mais precioso bem, aquele que não conseguimos repôr de nenhuma maneira - nossa vida!


O dia foi criado em respeito e reforço à ideia de segurança e eficiência às novas leis regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro de 1997. O Código substituiu leis ultrapassadas e pouco eficazes que estavam em vigor na década de 1990. Com a evolução acelerada e a chegada e criação de mais veículos, era necessário que novas leis pudessem assegurar e ordenar o trânsito no país.


Queda nas mortes no trânsito do Brasil

Aparentemente, o brasileiro tem se preocupado cada vez mais em fazer parte de um trânsito seguro, consciente e civilizado.


O Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019. Os dados são do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que mostrou uma redução de 43 para 30 mil mortes por ano.


Devemos comemorar, claro, essa redução, mas o ideal seria cairmos para ZERO!


De qualquer maneira, a Go RH reitera a todos a importância de um trânsito seguro. Por isso, atenção à tudo. Respeito à vida. À sua e a de todos em seu entorno. Amor, respeito e educação. Assim vamos juntos, todos nós, cada um ajudando um pouquinho, transformar o nosso trânsito em um ambiente mais agradável e seguro, provendo a manutenção necessária do nosso país que somente o sistema viário pode nos fornecer.



Fontes:


IBGE

DataSUS

O Imparcial

Assessoria de Imprensa - Uber

IstoÉ

G1



Responsabilidade editorial:


Flademir Pereira (ANCINE 30580)

14 visualizações

2020 - GO RH  

 

 

Desenvolvido por Boost Marketing & Imprensa

contato@gorh.com.br    Alameda Santos, 1165 - Jardim Paulista - São Paulo, SP 

  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone LinkedIn